Oscar Pistorius, atleta paralímpico, foi hoje condenado a cinco anos de pena efectiva pelo homicídio involuntário da namorada, Reeva Steenkamp. A defesa tem agora duas semanas para recorrer da sentença. Este é um dos julgamentos mais mediáticos na África do Sul do pós-apartheid.
Pistorius foi ainda condenado a três anos de pena suspensa por uso de arma de fogo. O atleta manteve-se impávido no banco dos réus após a leitura da sentença.
Na leitura da sentença a juíza Thokozile Masipa desvalorizou os argumentos que o sistema prisional não tem condições para acolher alguém com a deficiência de Pistorius. Masipa argumentou que não deve haver uma "pena para ricos e pobres" e opôs-se à prisão domiciliária devido ao grau de negligência manifestado pelo atleta.
Oscar Pistorius tornou-se mundialmente famoso por ser o primeiro duplo amputado a competir em Jogos Olímpicos, em 2012, em Londres. Pistorius foi condenado por ter disparado os quatro tiros que mataram a modelo na noite de 14 de Fevereiro de 2013. O tribunal considerou os argumentos da defesa de que não tinha ficado provado que o atleta de 27 anos, tinha intenção de matar Reeva Steemkamp, mas considerou que este agiu de forma negligente.
Segundo o The Guardian, Pistorius vai cumprir a penar na prisão Kgosi Mampuru II, anteriormente Pretoría Central.


Post A Comment:
0 comments: