Os dados ainda são provisórios, mas ainda não deverá ser este ano que o número de entradas em universidades e politécnicos sobe, indicam os resultados da 3ª fase de acesso, que acabam de ser conhecidos. No final das três etapas, foram admitidos 41.464 novos estudantes através do concurso nacional. Cinco politécnicos ficaram com mais de metade das vagas por preencher

David Clifford
A terceira e última etapa do concurso nacional de acesso ao ensino superior não trouxe muito boas notícias ao ensino superior português, ao contrário do que se chegou a pensar após à 1ª fase - quando o número de colocados aumentou, interrompendo um período de três anos de descidas consecutivas. Os dados do Ministério da Educação (ME) indicam que, concluído este concurso, o total de colocados é de 41.464, menos 17 estudantes que em igual período do ano passado. Em 2012, tinham sido quase 44.500.

As universidades conseguiram preencher 92% das vagas colocadas a concurso e os politécnicos 68%. Mas, tal como tem acontecido nos últimos anos, as médias escondem cenários muito diferentes entre as instituições. É que, apesar das bolsas de incentivo à mobilidade para escolas do interior, criadas este ano pelo ME, alguns politécnicos continuam com taxas de ocupação muito baixas. Cinco ficaram preencheram menos de metade das vagas. É o caso dos politécnicos de Tomar (31% de ocupação), Bragança (37%), Beja (43% ), Portalegre (47% ) e Guarda (48%).

No extremo oposto, encontra-se o do Porto, com 89% dos lugares atribuídos. E é também no Porto que se encontra a universidade mais procurada, a par com o ISCTE, e seguido de perto por Nova, Lisboa, Minho e Coimbra.

Ao todo, sobraram mais de nove mil vagas, que poderão ainda ser ocupadas por estudantes de outros concursos e regimes, como os maiores de 23 anos, cursos de especialização tecnológica ou transferências. É aliás nestes contingentes que vários politécnicos costumam equilibrar a sua oferta.

Os quase 1800 estudantes colocados nesta 3ª fase - os resultados estão no site da Direção-Geral do Ensino Superior - têm até dia 14 para se matricularem. Só depois de confirmadas as inscrições é que se chegará aos números finais do concurso nacional de acesso. Por agora, tudo indica que serão muito semelhantes aos de 2013.
Axact

Axact

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Post A Comment:

0 comments: