© Fornecido por Jornal i
Os quatro meses regulamentares não vão chegar para ouvir toda a gente que já foi chamada a depor na comissão de inquérito ao banco e ao Grupo Espírito Santo. Ontem, dia em que a comissão foi formalmente constituída, o PCP pediu a audição de inúmeras pessoas, membros do actual e anterior governos, empresários, membros de entidades de supervisão, reguladores, família Espírito Santo e principais accionistas do BES, outros administradores do grupo, Vítor Bento, Moreira Rato (ex-administradores do Novo Banco) e o actual administrador, Stock da Cunha.

O PCP também quer chamar à comissão Henrique Granadeiro e Zeinal Bava, todo--poderosos na PT até muito recentemente, no caso de Granadeiro, e até quinta-feira no caso de Bava. Do actual governo é pedida a audição de Paulo Portas, Maria Luís Albuquerque e Pires de Lima. Também os ex--ministros das Finanças Vítor Gaspar e Teixeira dos Santos são chamados, assim como o presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Carlos Tavares. E Victor Constâncio, antigo governador do BdP. Ricardo Salgado e José Maria Ricciardi também são, naturalmente, chamados. Outros banqueiros e gestores também serão convocados: Fernando Ulrich, Nuno Amado, Artur Santos Silva, António Mexia, João Salgueiro e Miguel Cadilhe.

Os comunistas querem ainda que o comissário europeu Joaquim Almunia envie um documento escrito sobre a aprovação da ajuda estatal ao BES. O PCP pediu também para ter acesso aos testes de stresse realizados e à “real situação dos activos” do Novo Banco e do BES, agora banco mau.O presidente da comissão de inquérito lembrou ontem que a comissão “não faz investigação criminal”. Para o PSD, “a porta não está aberta, está escancarada, para tudo aquilo que seja a descoberta da verdade e a dignificação do parlamento seja realizado”, disse o deputado Carlos Abreu Amorim.

O Bloco de Esquerda pediu que fossem ainda chamadas as instituições da troika.
Axact

Axact

Vestibulum bibendum felis sit amet dolor auctor molestie. In dignissim eget nibh id dapibus. Fusce et suscipit orci. Aliquam sit amet urna lorem. Duis eu imperdiet nunc, non imperdiet libero.

Post A Comment:

0 comments: